Turma B


 Visita de Estudo a Mafra e Lisboa







 À descoberta da Biblioteca Escolar
.

Create your own video slideshow at animoto.com.
.
No início do ano lectivo, as turmas B e C do 10º Ano realizaram uma visita guiada à Biblioteca Escolar (BE).
A iniciativa conjunta da disciplina de Português e da Coordenadora da BE teve como objectivos dar a conhecer o espaço e testar a capacidade dos alunos na procura dos recursos existentes na Biblioteca.
Antes da visita, na sala de aula, os alunos ouviram uma breve explicação da professora de Português, Elsa Duarte, sobre algumas regras da BE, que os alunos desconheciam – deixar as mochilas à entrada, ou pedir uma chave para guardá-las num cacifo – e receberam instruções para a realização do Bibliopaper. “ É importantíssimo para os alunos conhecerem a biblioteca, o seu horário e modo de funcionamento, uma vez que muitos são novos na escola e vão precisar da biblioteca ao longo do seu percurso escolar” afirmou a professora Elsa Duarte.
Ao chegar à BE as turmas foram recebidas pela sua coordenadora, Drª Isabel Lino, que explicou minuciosamente o funcionamento da biblioteca e o modo como se pode usufruir dela.
Os livros estão organizados de acordo com a Classificação Decimal Universal, pelo que cada disciplina corresponde a um número: o 0 corresponde à Generalidade; o 1 à Filosofia; o 3 às Ciências Sociais; o 4 não existe para a eventualidade de se poder “encaixar” uma nova disciplina; o 5 corresponde à Matemática e às Ciências Naturais; o 6 às Ciências Aplicadas; o 7 às Artes e Desporto; o 8 à Língua, à Linguística e à Literatura; e, por fim, o 9 à História, à Geografia e às Monografias. Esta classificação ajuda a encontrar melhor a obra que se pretende.
Na BE encontram-se livros com etiqueta vermelha, que não se podem levar para casa, por serem livros raros ou com um só um exemplar, e outros com etiqueta amarela, que podem ser requisitados pelo prazo de cinco dias úteis. Oferece também uma grande variedade de obras, desde autobiografias, romance, comédia, aventura, livros técnicos, publicações periódicas, etc.
Para além das obras em papel, a Biblioteca dispõe ainda de meios audiovisuais e computadores com acesso à internet, onde os alunos podem estudar, fazer pesquisas ou simplesmente passar momentos de lazer jogando, lendo revistas e jornais. Os DVDs, cassetes e CDs podem também ser requisitados durante três dias úteis.
Por fim, os alunos realizaram um Bibliopaper, elaborado pela professora de Português. Os grupos, previamente organizados na sala de aula, receberam o questionário, que consistia na descodificação de enigmas e na execução de tarefas, tendo em vista o conhecimento de temáticas variadas: conteúdos disciplinares, cultura geral, funcionamento e valências da BE, …
A actividade decorreu em clima de entusiasmo e entreajuda, causando a menor perturbação possível. Pode-se afirmar que a visita foi um sucesso!

Texto-Colagem elaborado com base nas notícias previamente redigidas pelos seguintes alunos: Ana Fonseca, Ângela Fonseca, Daniela Canário e Inês Varanda do 10º C e Adriana Estrela, Adriana Prata, Carina Tavares, Inês Duarte, Leonardo Viegas, Mariana Rebelo, Marina Paraíso, Micael Santos, Miguel Vaz, Miguel Ferreira, Pedro Abrantes e Susana Carvalho do 10º B